Como restaurar casas antigas

Restaurar casas antigas

São cada vez menores as oportunidades atrativas no mercado imobiliário, por isso, muitas são as pessoas que escolhem a remodelação do existente em detrimento da compra em novo. Quando bem preparada, uma intervenção desta natureza permite renovar por completo o mais deteriorado dos espaços e poupar bastante dinheiro no processo. No entanto, isso implicará, tal como sublinhámos, um ótimo planeamento, algo que não será assim tão difícil de se conseguir caso se siga um conjunto elementar de dicas de restauração.

O segredo está em planear

A construção de um qualquer edifício tem por base uma planta e ao restaurar casas antigas é necessário igual cuidado, ou seja, é preciso efetuar um planeamento exaustivo. Portanto, não se preocupe demasiado com o tempo despendido a planear a reabilitação do espaço em questão, pois é essencialmente nesta fase que se poderão obter os maiores ganhos de eficácia e se perceberá como aplicar inteligentemente os recursos financeiros disponíveis.

A importância da equipa de trabalho

Se as reparações se limitam a pequenas intervenções basta um par de mãos e umas horas de laboração. Porém, se a recuperação do imóvel é praticamente integral haverá a necessidade de contratar profissionais ou reunir uma equipa da sua confiança (que tenha consciência do que está a fazer). Depois de assegurados estes critérios reúna o grupo de trabalho e determine por onde começar as reparações. Todavia, convém recordar o quão vital será ter a planta original do edifício para evitar surpresas indesejadas.

Restaurar casas antigas

Iniciar a restauração de forma correta

Após o acerto dos detalhes mais importantes e do informar da equipa de trabalho é tempo de encetar as reparações. Contudo, e sendo o restauro de casas um processo complexo, é fundamental manter total cooperação e comunicação ao longo de toda a demanda para assegurar um excelente resultado final. Assim sendo, certifique-se de que a coordenação não é interrompida a meio dos trabalhos e certamente daí retirará proveitos de outra forma impossíveis de alcançar.

A nova decoração

É natural querer alterar o estilo decorativo quando se restaura um espaço, sobretudo nos casos em que foi realizada a reabilitação de uma construção antiga. É precisamente nesta altura que sobressairão a personalidade e gostos pessoais. Por isso, dê asas à sua imaginação e decore livremente de acordo com as suas preferências. Afinal de contas, este será o seu oásis.

Cuidados específicos com intervenções concretas

Apesar de haver um certo cruzamento nos processos de restauro de casas antigas há também algumas particularidades associadas a tipos de edifícios concretos. Por exemplo, o restauro de casas em pedra terá necessidades diferentes da reabilitação de uma residência em madeira, logo, tenha estes aspetos em atenção e procure saber as distinções a serem feitas consoante estas especificidades.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA